Cristiano Ronaldo nomeado para os Laureus World Sports Awards

Janeiro de 2017

• Foram ontem anunciados seis Nomeados em sete categorias Laureus;
• Bolt, Biles, Ledecky, Neymar e Phelps lideram na categoria dos atletas que participaram nos Jogos Olímpicos;
• LeBron James, Cristiano Ronaldo e Nico Rosberg também estão incluídos na lista de possíveis vencedores;
• Novo Prémio para "Best Sporting Moment of the Year";
• A cerimónia de entrega dos Laureus World Sports Awards terá lugar no Mónaco a 14 de fevereiro e a Mercedes-Benz é um dos parceiros deste evento que premeia o que de melhor se faz no desporto.


Após uma votação entre os órgãos de comunicação de todo o mundo foram comunicados os nomeados para os Laureus World Sports Awards, uma seleção constituída pelas maiores estrelas do mundo que participaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. O futebol também está bem representado com Cristiano Ronaldo nomeado para três prémios; uma a nível individual e duas a nível coletivo através da seleção de Portugal e da sua equipa atual, o Real Madrid.

O Laureus World Sportsman of the Year Award promete ser um dos mais competitivos de sempre. Os Nomeados incluem os heróis do Rio de Janeiro como Usain Bolt, vencedor dos prémios Laureus por três vezes, o campeão olímpico dos 5 e 10 mil metros Mo Farah e ainda Andy Murray, o vencedor da medalha de ouro de ténis. Na lista de nomeados juntamente com Cristiano Ronaldo está também a dupla de basquetebol Stephen Curry e LeBron James.

Os atletas olímpicos preenchem todas as seis Nomeações para o Laureus World Sportswoman of the Year Award, incluindo as Norte Americanas Simone Biles, Katie Ledecky e Allyson Felix, a Alemã e atual no1 do ranking mundial do ténis Angelique Kerber, a velocista Jamaicana Elaine Thompson e a ciclista Britânica Laura Kenny. Michael Phelps, atleta olímpico mais medalhado de sempre, lidera os Nomeados na categoria Laureus World Comeback of the Year após vencer mais cinco medalhas de ouro e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Outros atletas selecionados pelos órgãos de comunicação social incluem, a atleta Espanhola de salto em altura Ruth Beitia, o Argentino Juan Martin del Potro vencedor da Davis Cup, o Britânico hipista Nick Skelton, a triatleta Fabienne St Louis da República da Maurícia e o Norueguês esquiador Aksel Lund Svindal.

Noutra categoria fortemente concorrida, a Mercedes-AMG Petronas foi nomeada pelo terceiro ano consecutivo para o Laureus World Team of the Year Award, juntamente com três equipas de futebol; a seleção de futebol de Portugal, vencedora do Campeonato da Europa, a equipa do Real Madrid, vencedora da Liga dos Campeões e a seleção de futebol do Brasil, que inspirada por Neymar venceu a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos. Na lista de nomeados também estão incluídas duas equipas Norte Americanas, a Chicago Cubs que venceu pela primeira vez em 108 anos a World Series de basebol e Cleveland Cavaliers, que liderada por LeBron James venceu a NBA.

Após terminar em segundo lugar em 2014 e em 2015, Nico Rosberg venceu no ano passado o Campeonato de Formula 1 e conquistou uma nomeação para o Laureus World Breakthrough of the Year Award. A seu lado terá os recordistas olímpicos Almaz Ayana e Wayde van Niekerk e ainda três equipas que tiveram uma prestação heroica em 2016: a equipa de futebol Leicester City que venceu a English Premier League, a seleção de futebol da Islândia que atingiu os quartos-de-final do Campeonato da Europa e ainda a seleção de râguebi das Ilhas Fiji, vencedora da medalha de ouro de Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos.

Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro preenchem todas as seis Nomeações para o respeitado Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability Award; os nadadores Ihar Boki da Bielorrússia e a atleta Sophie Pascoe da Nova Zelândia; o velocista Cubano portador de deficiência visual Omara Durand, o halterofilista Iraniano Siamand Rahman, o corredor Suíço em cadeira de rodas Marcel Hug e a esgrimista Italiana Beatrice Vio.

Os campeões mundiais de surf masculino e feminino John John Florence e Tyler Wright estão nomeados para o Laureus Action Sportsperson of the Year Award, juntamente com o snowboarder Chloe Kim, o skateboarder Pedro Barros, a ciclista de montanha Rachel Atherton e a esquiadora Estónia Kelly Sildaru que aos 13 anos se tornou a mais jovem vencedora de sempre dos Winter X-Games.

Os eventuais vencedores, de acordo com os votos dos membros da Laureus World Sports Academy, serão revelados no Mónaco a 14 de fevereiro com a Mercedes-Benz a ser um dos principais parceiros do evento.

Pela primeira vez, os fãs de desporto terão a oportunidade de se pronunciarem num novíssimo Best Sporting Moment of the Year Award, que irá celebrar o poder do desporto. Ao mesmo tempo que celebra os maiores sucessos desportivos do ano, a Cerimónia de Entrega dos Prémios Laureus também apresenta o trabalho da Laureus Sport for Good, que utiliza o poder do desporto para combater a violência, a discriminação e o desfavorecimento, provando que o desporto pode mudar o mundo. Atualmente, a Laureus apoia mais de 100 programas em cerca de 40 países. O trabalho para transformar a sociedade é defendido por mais de 60 lendas do desporto da Laureus World Sports Academy e apoiados por mais de 180 Embaixadores Laureus.

Mais informações em www.laureus.com